Higgins LCVP – Os Barcos do Dia D

LCVP – Landing Craft, Vehicles and Personnel (Desembarque de Arsenal, Veículos e Pessoal). O coronel Joseph H. Alexander, dos fuzileiros navais, era exato dizer que os LCVPs eram “uma inovação agitante, que derrotaria a Alemanha e o Japão tão mais facilmente quanto todas as outras tecnologias.”

Inclusive o presidente Eisenhower, em uma entrevista em 1964 disse:

“Andrew Higgins é o homem que venceu a guerra para nós.”

A História dos LCVPs

Durante os anos 30, as indústrias de Higgins tinham aperfeiçoado um barco, chamado “Eureka”, projetado para trabalhar nos pântanos do sul da Louisiana. O barco podia operar em águas muito baixas, até 18 polegadas (45 cm) de água, funcionando através da vegetação sem estragar sua hélice. Como parte de suas demonstrações para venda, Higgins teve os barcos frequentemente testados no lago Ponchartrain. O “headlog” – um bloco frontal curvo – era a peça a mais forte do barco, permitindo-o funcionar acima da velocidade passando flutuando sobre obstáculos e bancos de areia sem danificar o casco.

Todas estas características contribuíram para a adaptação bem-sucedida do barco como um auxiliar de desembarque, e depois que uma rampa frontal foi adicionada por um pedido do corpo de fuzileiros navais, o projeto dos LCVPs estava completo.

O barco poderia desembarcar um pelotão de 36 homens com equipamentos, ou um jipe e 12 homens, podendo sair rapidamente, dando a volta problemas, e voltando para levar mais tropas ou equipamentos. Os barcos resistentes e altamente manejáveis de Higgins permitiram que os comandantes aliados planejassem seus assaltos em áreas relativamente inseguras da linha costeira e suportar a área da cabeça da praia. Os mais de 20.000 barcos que as Indústrias Higgins manufaturaram juntamente com outra licenciada para usar projetos de Higgins, desembarcaram mais tropas aliadas durante a guerra do que todos tipos restantes de barcos combinados.

Esquema de setores de um LCVP

Especificações do LCVP de 36 Pés

Fabricante: Indústrias Higgins
Material: Madeira (carvalho, pinho ou mogno)
Deslocamento: 15.000 lbs (6.804 Kg)
Comprimento: 36 pés (10.97 m) – 3aa (7.62 cm)
Raio: 10 pés (3.04 m) – 10aa (25.4 cm)
Velocidade: 12 nós (22.22 Km/h)
Armamento: Duas metralhadoras calibre .30
Tripulação: Três – timoneiro, engenheiro e tripulante
Capacidade: 36 tropas com equipamento, ou um veículo de 6.000 lbs (2.721 Kg) ou ainda 8.100lbs de carga (3,674 kg)
Motorização: Gray 225-HP a diesel (167.78 KW)

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